Como usar as redes sociais para se dar bem na carreira


Compartilhe:
20 de junho de 2018

Profissionais que estejam em busca de recolocação profissional atualmente não podem deixar de considerar a importância das redes sociais para suas carreiras. Isso também vale para quem tem um trabalho mas está sempre em aberto para novas oportunidades até mesmo porque, segundo uma pesquisa da empresa Você S/A, praticamente 90% das empresas fazem pesquisas nas redes sociais na hora de avaliar os candidatos.

Ou seja, ter um perfil adequado, completo e atualizado não só é importante, também é fundamental. Considere as redes sociais como uma ferramenta indispensável sob diferentes pontos de vista: tanto para a manutenção da posição como para melhorar sua imagem profissional pessoal.

Por outro lado, também é importante ter cuidado e se expor corretamente: suas publicações devem ser condizentes com seu perfil profissional e você deve se preocupar para não passar uma imagem negativa e prejudicar sua imagem. Há redes para todos os tipos de comportamento e, em algumas, talvez não seja uma boa ideia se posicionar politicamente ou falar de temas como religião e outros assuntos que podem causar polêmica.

Redes Sociais e seu peso

Ou seja, é importante entender que as redes sociais têm peso na hora de ser avaliado para o mercado de trabalho e podem marcar a diferença na hora de alcançar novos postos, por isso é importante ficar de olho no que se divulga pela internet sob seu nome.

Quem já se encontra empregado pode aproveitar o potencial das redes para compartilhar novas conquistas e melhorar seus perfis. Cursos, especializações, treinamentos e outras capacitações relacionadas devem ser vinculadas à sua experiência, o que aumenta as chances de ser visto por outras companhias interessadas em perfis como o seu.

Por excelência, o LinkedIn é a rede social de profissionais de maior alcance da atualidade. Mesmo assim, outras redes costumam ser checadas pelos profissionais de recursos humanos. Tudo isso é feito para avaliar seu comportamento e verificar se as informações que você fornece – sobre sua carreira – é refletida pela sua atividade.

Para lhe ajudar a ter uma imagem impecável nas redes, preparamos um pequeno, mas efetivo guia para que você veja quais são os pontos mais importantes na hora de se projetar na web:

01 Perfil Completo

Quanto mais informações de qualidade se encontrem vinculadas nos seus perfis, melhor. Logo, complete tudo que seja pertinente sobre sua carreira e não esqueça dos contatos. O ideal é que os recrutadores possam checar suas empresas anteriores, postos e conferir se o que você diz no currículo é o mesmo que está publicado.

02 Foto de Perfil

Dizem que a primeira impressão é a que fica, então sua foto deve passar a melhor imagem possível. Não é necessário contratar um profissional para tirar uma foto estilo Times Magazine, mesmo assim, usar aquela foto na praia que você tanto gosta talvez não seja uma boa ideia. O ideal é uma imagem limpa, sem ruídos e na qual sua postura reflita sua personalidade.

03 Compartilhe suas competências

Nem tudo se resume à experiência em empresas. Se você tem algum tipo de iniciativa paralela (um blog profissional pessoal, canal de podcasts, coluna ou qualquer outro tipo de publicação), sinta-se livre para incluir este meio em seu currículo. Isso vai mostrar que você se mantém atualizado em relação às novidades do mercado e que está sempre em busca de novos conhecimento. Ponto extras pra você.

04 Network nunca sai de moda

Nem todas as oportunidades são compartilhadas, muitas das vagas que surgem são comunicadas apenas entre algumas poucas pessoas. Nestes momentos, o tal do quem indica é decisivo. Por isso, mantenha-se ativo em relação aos seus contatos. Ligue, escreva, contacte, mantenha um nível de sociabilidade como se fosse fora do mundo virtual. Quem não é visto não é lembrado.

05 Depoimentos

Especialmente no LinkedIn, há um espaço destinado a depoimentos de atuais ou ex-colegas de trabalho. Você pode diretamente pedir um depoimento ou criar alguns e esperar que devolvam a gentileza. Os depoimentos são um tipo de feedback muito apreciado pelos recrutadores: faz toda a diferença contar com elogios do dono da sua empresa ou dos seus coordenadores destacando suas capacidades e qualidades profissionais.

As redes sociais e a vida na internet não estão separadas do mundo offline. De fato, as distâncias entre ambas já praticamente desapareceram do ponto de vista da percepção social. Uma vez que você perceba que sua carreira pode ser potencializada pela forma como você se comporta virtualmente e comece a agir da maneira correta, vai perceber que só há vantagens em aproveitar os benefícios das redes sociais na sua carreira.

voltar

Temos a solução ideal para o seu negócio

Quer saber como podemos ajudar na comunicação de sua empresa em TV Corporativa, Banner Digital ou Eventos

Entre em contato