Como a indústria 4.0 pode mudar o mercado


Compartilhe:
16 de julho de 2018

A Revolução 4.0 ou Quarta Revolução é uma expressão que engloba a união de tecnologias, que visam trocar a mão de obra autônoma, pela utilização de sistemas cyber físicos. A indústria vai sofrer fortes alterações e de acordo com o Instituto Gartner, “85% da relação entre uma empresa e o consumidor será feita sem a interferência de humanos até 2020.”

A partir da revolução industrial, no século XVIII, o processo de consumo e produção transformou-se completamente, e agora com indústria 4.0, volta a mudar, o novo conceito de indústria foi criado há pouco tempo, em 2011 na feira HANOVER, o termo surgiu pela primeira vez, abordando como a internet revolucionou o mercado. As tecnologias estão enraizadas no novo modo de consumir como abordamos no e-book deste mês, CONSUMIDROR DISRUPTIVO, e a digitalização das coisas nunca foi tão importante.

Entre as principais vantagens dentro do novo sistema da indústria, está envolvida a economia de recursos. A I 4.0 se junta com a internet das coisas (Internet of Thinks) e a internet de serviços, um sistema capaz de alinhar as informações e tomar as melhores decisões para o seu negócio com o menor envolvimento da mão de obra humana.

Dentro da internet das coisas, conseguimos encontrar a ferramenta Digital Signage (DS), ou em português, sinalização digital, são painéis com a finalidade de publicitar, informar ou entreter, que substituem os painéis e murais físicos, já que ocupam pouco espaço. Uma pesquisa da Arbitron, identificou que 70% das pessoas veem vídeos em murais digitais, enquanto apenas 40% admitem ver nas redes sociais como Facebook, a ferramenta se mostra mais adequada quando se trata de atrair o público, pois o DS permite alta interatividade, com conteúdos exclusivos e facilidade ao instituir a sua programação que podem ser exibidos online ou off-line. Os painéis podem ser utilizados para vincular as mais diversas notícias, incluindo avisos específicos para seus funcionários, novos produtos, vídeos com apresentações entre outros. As mensagens são direcionadas para locais específicos, e em cada player pode ser transmitido um conteúdo diferente, sendo assim é possível segmentar as informações que vão para cada ambiente, fazendo com que ela chega ao objetivo e sem ruídos.

  • Ótimo custo beneficio.
  • Anúncios fora do padrão.
  • Grau elevado de atenção dos clientes e colaboradores.
  • Comunicação livre de ruídos

A ferramenta se encaixa dentro de alguns conceitos da I4.0 com uma grande variedade de vantagens e são elas:

Capacidade de operação em tempo real: Sistemas que permitam a tomada de decisão em tempo real, uma alta troca de ideias e conceitos. – Está sem duvida é uma das ferramentas que mais atraem o cliente, quando pensamos em um loja, precisamos ter o poder de operar em tempo real, é possível com o auxilio da ferramenta colocar uma promoção exclusiva em sua loja, e  caso aconteça algum erro é possível excluir os conteúdos em tempo real de forma rápida e fácil.

Virtualização: Já é possível realizar a simulação de elementos, mas a indústria 4.0, visa uma copia inteligente e virtual, o monitoramento dos processos de forma mais digital. Esqueça os panfletos que podem ser jogados no lixo, o papel custa caro, a impressão, entre outros gastos e não se mostram eficazes ao atrair o cliente. Que tal virtualizar? Utilizar os painéis ou computadores para manter as informações mais relevantes sempre à mão. Imagine em quanto espaço físico você pode ser ganhar ao virtualizar algumas operações.

Descentralização: Sistemas cyber físicos poderão tomar as decisões baseadas em necessidades em tempo real, reduzindo o tempo e equipamentos. Os painéis são ligados a um sistema cyber físicos, evita o deslocamento de pessoal, além de não precisar de uma central física.

A transformação digital é a palavra chave na nova era da indústria, tanto no presente quanto para o futuro. Apostar em inovação mostra uma nova perspectiva de negócio e causa uma ruptura no padrão, exatamente como a Indústria 4.0 sugere que aconteça.

Em breve estaremos falando sobre outros benefícios da Indústria 4.0 e um passo a passo para aplica-la ao seu negócio.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma duvida deixe seu comentário.

 

voltar

Temos a solução ideal para o seu negócio

Quer saber como podemos ajudar na comunicação de sua empresa em TV Corporativa, Banner Digital ou Eventos

Entre em contato