10 dicas para trazer sustentabilidade e reduzir custos em seu PDV


Compartilhe:
20 de junho de 2018

Redução de custos é um tema recorrente no mundo corporativo. Precisamos aumentar a eficiência e a produtividade sem impactar no financeiro do negócio, garantindo a sustentabilidade. Você já pensou sobre isso? Que tal algumas dicas para começar a reduzir custos em seu PDV hoje mesmo?

1. Use materiais reciclados

Montar um PDV ecologicamente correto pode poupar dinheiro no seu PDV. Muitas empresas especializadas trabalham com móveis feitos com materiais reciclados, os quais são de excelente qualidade e com design inovador. Além de serem mais baratos, você pode aproveitar essa ideia para inserir nas suas campanhas de marketing, engajando clientes que são simpatizantes do uso de recursos ecologicamente corretos.

2. Otimize seu estoque

Ter um estoque enxuto e rotativo reduz a necessidade de espaço físico para armazenamento e o valor de cada pedido feito aos fornecedores, deixando seu fluxo de caixa mais fluido. O espaço físico pode ser otimizado e utilizado para outros fins, enquanto sua previsão de demandas dá conta de repor todos os produtos em tempo.

3. Invista em automação

A tecnologia está disponível para dar velocidade à sua operação e ainda reduzir custos no PDV. Com um sistema de gestão integrada, você centraliza todas as informações, oferece um atendimento ágil e eficaz e ainda controla suas vendas com muito mais facilidade.

4. Terceirize parte da sua equipe

Todas as atividades que não forem essenciais para o andamento das suas atividades podem ser terceirizadas, ajudando a reduzir custos no PDV. Contabilidade, equipe de limpeza, segurança e até atendentes podem ser contratados de outras empresas, ajudando a trazer maior sustentabilidade ao seu negócio.

5. Aposte no autoatendimento

Muitos PDVs estão fazendo uso da tecnologia disponível para oferecer serviços de autoatendimento aos clientes, reduzindo custos com funcionários. Numa loja de departamentos, por exemplo, você pode ter caixas automáticos e produtos identificados com etiquetas RFID. Para sair do estabelecimento, o cliente passa as compras pelo leitor e faz o pagamento com cartão de crédito.

6. Revise seus processos

Muitos dos custos que podem ser reduzidos no PDV correspondem a processos burocráticos e morosos, os quais podem ser otimizados. Mapeie os processos, identifique gargalos, encontre soluções e torne suas ações mais ágeis e eficientes.

7. Escolha bons fornecedores

Mais do que fornecedores, você precisa de parceiros de negócios. Empresas que estejam dispostas a compartilhar com você a responsabilidade pela satisfação do cliente final. Liste quem são as empresas que podem fornecer insumos para você e faça uma análise detalhada dos prós e contras de cada uma. Depois selecione as que se enquadram melhor nas suas expectativas.

8. Ataque as despesas fixas

Se há uma forma imediata de reduzir custos no PDV é atacando nas despesas fixas, isto é, luz, água, materiais de escritório, etc. Avalie seus gastos e estipule uma meta de redução para este tipo de despesa. Conte com a colaboração da sua equipe para levar adiante um programa de uso consciente de recursos naturais.

9. Compartilhe o PDV

Muitas vezes precisamos unir forças para mantermos a sustentabilidade do empreendimento, então, que tal compartilhar seu PDV com um parceiro de negócios? Escolha um parceiro que tenha um produto ou serviço complementar ao seu, para potencializar as vendas de ambos e tirar maior proveito desta união.

10. Inove seu modelo de negócio

Nossa última dica é para quem gosta de se manter atualizado. Nem sempre o negócio que criamos hoje será o mesmo daqui a dez anos. É preciso estar pronto para agregar novos produtos e serviços, transformar o modelo de negócio de modo a satisfazer as necessidades dos clientes. Estar pronto para o futuro é uma necessidade!

Curtiu este post? Então o que acha de curtir nossa página do Facebook e ficar por dentro das novidades?

voltar

Temos a solução ideal para o seu negócio

Quer saber como podemos ajudar na comunicação de sua empresa em TV Corporativa, Banner Digital ou Eventos

Entre em contato